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domingo, 20 de junho de 2010

A convivência Humana

Não é muito simples conviver. As diferenças que graças a Deus existem, incomodam. Desejamos que todas as pessoas sejam iguais a nós, que tenham os mesmos gostos, que vivam exatamente dentro dos mesmos padrões que os nossos; no entanto, isso não acontece na realidade da vida. Não existem seres humanos iguais - cada qual possui sua individualidade e personalidade.

Nas escolas, a convivência ganha maiores dimensões - normalmente desejamos impor normas e regras para todos e constatamos no dia-a-dia que nada disso adianta.

Analisei durante muitos anos em diversos Regimentos Escolares os capítulos referentes aos direitos e deveres do corpo discente das escolas - encontrei verdadeiros absurdos. Os textos totalmente defasados no tempo eram autoritários e não apontavam para uma visão cidadã na formação das crianças e dos adolescentes.

Partindo dessa análise comecei a trabalhar a idéia da implantação nas escolas dos “Contratos de Convivência” que substituirão os anacrônicos textos dos Regimentos escolares ultrapassados.

Os “Contratos” serão construídos coletivamente por alunos, professores, pais/responsáveis e equipe técnico-pedagógica das escolas. Neles serão definidas as Conquistas, os Compromissos e as conseqüências/sanções fixadas pelo grupo. Uma vez discutidas e aprovadas, escritas e incorporadas ao Projeto Pedagógico e ao Regimento Escolar.

É muito importante destacar que cada faixa etária desenvolve o seu próprio caminho - 1 e 4 anos, 5 e 7 anos (a faixa da educação infantil) 8 e 11 anos e os adolescentes.

Recomendo a leitura do livro de Tania Zagury - Limites sem Trauma - Construindo cidadãos da Editora Record que serve com muita propriedade como referência para facilitar as ações junto aos pais/responsáveis.

Os “Contratos” podem representar um novo marco nas relações interpessoais e com certeza trarão crescimento para toda a comunidade escolar que estiver disposta a manter uma relação democrática e sincera.

Defendi a implantação desse tipo de ação no Projeto Pedagógico das Unidades Educacionais do Ensino Fundamental do SESI do Distrito Federal, conseguimos ter avanços significativos, o mesmo está acontecendo com o Colégio Eduardo Guimarães de Botafogo - RJ, os resultados começam a ser sentidos.

A experiência destes projetos reafirma que a fixação de limites claros e honestos nas relações trazem conquistas significativas para o grupo - com isto atendemos as concepções presentes na Lei 9394/96 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Faça também uma reflexão na atual situação das relações em sua escola - analise os resultados e procure atualizar as ações remetendo-os para uma visão cidadã - construindo os “Contratos de Convivência” ou de “Convivialidade” como prega Leonardo Boff.

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